Quem Somos

O INSTITUTO INTEGRA iniciou suas operações em março de 2003. Ela foi criada para acompanhar e assimilar sem fins lucrativos as iniciativas de caráter social de uma cooperativa de engenheiros e arquitetos da área de economia solidária, que tinha como principal foco de atuação, trabalhos em engenharia e arquitetura junto a grupos de excluídos na área de assessoria ao desenvolvimento de ações ligadas às habitações de interesse social (habitações populares). Desde a sua criação, a OSCIP tem assimilado as metodologias desenvolvidas nos convênios firmados com diferentes agentes públicos e privados.

Dentre esses, destacam-se os convênios com a FAO/ONU e a Secretaria de Desenvolvimento de Trabalho e Solidariedade da Prefeitura Municipal de São Paulo (SDTS/PMSP), junto ao Programa Oportunidade Solidária (POS), onde foram desenvolvidos trabalhos de sensibilização, seguido de pré-incubação e de incubação em economia solidária, de empreendimentos econômicos e de beneficiários dos programas sociais redistributivos da referida Secretaria. Essas ações atingiram mais de 5.000 pessoas de baixa renda e geraram mais de 30 empreendimentos econômicos e autogestionários.

Trata-se de uma OSCIP que desenvolve e implementa projetos em cooperação com iniciativas do setor privado, público e grupos sociais organizados. Tem como finalidade e objetivos, dentre outros, a promoção do desenvolvimento econômico e social, o combate à pobreza, a promoção de direitos estabelecidos e a construção de novos direitos, a preservação e conservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Integra diversas áreas do conhecimento, entre as quais, engenharia civil, arquitetura, administração, economia, psicologia, psicologia social, contabilidade e ciências sociais, e realiza estudos e pesquisas para o desenvolvimento de tecnologias alternativas e sociais e a produção e sistematização de metodologias relacionadas com as temáticas abordadas.

Para o desenvolvimento das atividades, formula projetos de elaboração e implementação de políticas públicas e de intervenção social, a partir de parcerias com governos e iniciativa privada, e atua em projetos de cooperação técnica e institucional e/ou convênios e parcerias com entidades públicas e privadas, além de prestar serviços de consultoria, de planejamento e apoio voltados para ações de interesse coletivo. De forma interdisciplinar, atua nas áreas de qualificação profissional, geração de trabalho e renda e assessoria ao desenvolvimento e implementação de políticas públicas.

Na área de economia solidária, busca elaborar e implementar projetos de geração de trabalho e renda e de qualificação profissional com o foco na inclusão social de caráter emancipatório. Com uma equipe interdisciplinar, composta por profissionais e técnicos das diversas áreas do conhecimento, realiza uma intervenção integrada e efetiva da complexidade social apresentada. Nestes termos, as suas principais linhas de ação são:

Þ      Assessoria na implementação de programas de geração de trabalho e renda, por meio da economia solidária: consultoria ao setor público no desenvolvimento e viabilização de políticas e programas de geração de trabalho e renda nos marcos da economia popular solidária;

Þ      Formação de agentes de economia solidária e desenvolvimento local: sensibilização de comunidades e movimentos sociais sobre economia popular solidária e seus aspectos propositivos na geração de trabalho e renda;Þ      Assessoria a empreendimentos autogestionários e populares: assessoria permanente a grupos populares em fase de produção;

Þ      Desenvolvimento de unidades locais de produção, com vistas à geração de renda e ao desenvolvimento local: estruturação de centros produtivos localizados nos bairros onde os grupos se encontram em fase de produção, captando recursos para infra-estrutura e ampliando os contratos de prestação de serviços em conjunto com os empreendimentos;

Þ      Qualificação profissional para jovens e adultos: cursos de qualificação em diversas áreas como gestão e viabilidade econômica, auxiliar administrativo, marketing, com enfoque nos princípios de economia solidária e do empreendedorismo popular

;Þ      Elaboração e sistematização de metodologias e de materiais didáticos formativos e de apoio às assessorias desenvolvidas.

Nesse sentido, a OSCIP coloca à disposição sua experiência e conhecimentos técnicos relativos a trabalhos sociais e participativos na área de geração de trabalho e renda, em particular, na incubação de empreendimentos autogestionários e populares.

A equipe interdisciplinar valoriza o aspecto integrado de trabalho envolvendo diversas áreas do conhecimento, caracterizando a sua atuação e capacitação para implementar projetos preocupados com a valorização do humano e da inclusão social da parcela economicamente excluída da sociedade brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *